NÃO AO DESPERDÍCIO: uma iniciativa em conjunto com a Lipor

Hoje em dia, a quantidade de alimentos que são desperdiçados em todo o mundo é um problema global, com consequências graves em termos sociais, económicos e ambientais.

A Famiglia, como restaurante, é um local onde o desperdício alimentar ainda é mais evidente. Por isso, desde o início de 2022, temos manifestado um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e juntamente com a Lipor começamos a trabalhar em três vertentes:

  • Implementação de medidas de melhoria de sustentabilidade;
  • Separação de resíduos, restos de alimentos de preparação e das refeições dos nossos clientes, em compartimentos específicos para a função destinada à prática de compostagem industrial;
  • Reaproveitamento e transformação de produtos que estão prestes a atingir a validade, mas que ainda mantêm a sua qualidade.

Mas há mais… Estamos já a pensar em colocar em prática novas ações para minimizarmos ao máximo o desperdício. A boa notícia é que cada um de nós pode fazer a diferença e tornar o nosso planeta mais saudável. Vamos colaborar em conjunto?

Missão Famiglia - Não ao Desperdício - Lipor
Missão Famiglia - Não ao Desperdício - Lipor
Receita contra o desperdício alimentar: 2 Dicas
1- Interpretar os prazos de validade

Todos fazemos compras para encher a nossa despensa/ frigorífico de casa. No entanto, um dos maiores problemas que enfrentamos é a validade dos alimentos, nomeadamente, vegetais, produtos lácteos, etc. Então como pode aprender a interpretar os prazos de validade? Nós explicamos:

  • Exemplos como a carne fresca e o peixe fresco não aconselhamos serem consumidos depois da data indicada;
  • Conhece a frase “Consumir de preferência antes de…”? Ora, esta data limite é identificada com dia, mês e ano. Os produtos, como por exemplo, o azeite e os cereais, podem ser consumidos depois do prazo indicado, mas só se forem respeitadas as regras de conservação. Caso os alimentos tenham passado o prazo de validade, avalie-os com visão, olfacto e paladar antes de os comer.
2- Aproveite o máximo dos ingredientes

O que isto quer dizer? Ora bem, quando prepara o seu almoço/ jantar há certos pedaços de alimentos que são deitados fora como não aproveitados para cozinhar. Sabia que existem forma de reaproveitar esses pedaços de alimentos? Sim, verdade. Por exemplo:

  • Talo dos brócolos serve para fazer molhos;
  • Cascas de legumes servem para fazer caldo.

Na Famiglia todos os dias pensamos como podemos ajudar a reduzir o desperdício e como podemos contribuir para um planeta mais saudável.

Junte-se a nós e comece já a praticar em sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.